De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil já possui quase uma Belo Monte em energia gerada a partir dos ventos. O recurso representa 7% da matriz energética nacional.
O projeto Santa Vitória do Palmar, da empresa Atlantic Energias Renovaveis, é resultado do crescente investimento em fontes renováveis de energia no País. Localizado no Rio Grande do Sul, é um dos maiores complexos eólicos da América Latina. São 69 torres de 120 metros de altura com aerogeradores de 3.000 kW, totalizando 207 MW de potência instalada.
Os números dão a dimensão da obra. Por envolver diversas empresas, com processos de gestão específicos, o projeto apresenta desafios inerentes a empreendimentos de alta complexidade, tais como:
• Necessidade de centralizar e padronizar a troca de documentos.
• Interações multidisciplinares e fluxograma complexo.
• Documentos com diferentes formatos e apresentação.
• Troca de informações entre diversas empresas.
A contratação de uma solução GED visa sanar essas dificuldades, diminuir falhas durante o processo, aumentar a segurança na entrega final e reduzir os custos das operações.
O Desafio
A fabricante de máquinas e equipamentos elétricos WEG é o responsável pelo BOP elétrico da implantação. Entre as empresas relacionadas no fluxo de informação lideram a Atlantic Energias Renováveis, WEG e Eletrosul.
A multinacional catarinense WEG cumpre, entre outras atividades, o papel de projetista. Fornece o pacote elétrico incluindo o maior transformador projetado para um parque eólico no Brasil (Transformador 275 MVA – 525/138/13,8kV). Além da logística, o principal desafio dos gestores a frente do projeto era aperfeiçoar o processo de comunicação e de troca de documentos entre as 14 empresas envolvidas no empreendimento.
Alguns detalhes técnicos aumentam a dificuldade em gerenciar a documentação de forma eficaz. Documentos com diferentes padrões, processos controlados e um fluxograma complexo estavam entre os principais desafios.
Com diversas etapas de revisão e análise, a gestão por meio de ferramentas tradicionais como e-mail, planilhas Excel e FTP é inviabilizada. Processos complexos aumentam a necessidade de utilizar uma ferramenta que garanta o controle de cada etapa.
A Solução
A WEG contratou o sistema KeepControl com o objetivo de automatizar e centralizar a gestão de documentos além de aumentar o controle de todos os processos. A intenção dos gestores era tornar o projeto mais dinâmico, reduzir a perda de documentos importantes e as falhas acumuladas até o final do projeto.
O Resultado
“Com o KeepControl, reduzimos de forma significativa as falhas e a necessidade de retrabalho e, consequentemente, os custos”, avalia João Ricardo Beltramin, engenheiro eletricista do Centro de Negócios de Subestações da WEG.
Beltramin também ressalta a vantagem de poder customizar as funcionalidades do sistema de forma ágil, algo importante para o setor de engenharia. Facilidade que torna possível, desde a fase inicial, planejar e
organizar a lista de documentos estabelecendo prioridades, fluxos e hierarquias.
De acordo com o engenheiro, o software GED KeepControl possibilitou:
• Ter o diagnóstico sobre a evolução do projeto e identificar quais processos estão atrasados por meio de indicadores relevantes.
• Automatizar e controlar o trânsito de documentos.
• Revisar de forma rápida e eficiente o fluxo da documentação que circula no canteiro de obras.
[…] desenvolvem projetos básico e executivo é reduzido. O mesmo problema é enfrentado na gestão de parques eólicos e termelétricas […]