A complexidade é um fator inerente em projeto de engenharia de grande porte. Para atender diversas empresas e conciliar as expectativas dos stakeholders, é necessário desenvolver processos consistentes referentes a gestão de toda informação gerada.
Em projetos complexos, a comunicação tem caráter estratégico. Os gestores precisam acessar informações em tempo real tanto para acompanhar o andamento dos projetos quanto para prestar contas a todas as partes interessadas no empreendimento. Em projetos de engenharia, o principal meio de trocar informações é a documentação.
Antes do projeto ser concretizado, cada etapa passa por processos rigorosos de revisão e análise. Para seguir parâmetros de complice e segurança, tudo deve estar documentado. Por isso a gestão de documentos é tão pertinente neste tipo de empreendimento.
Sem uma solução GED adequada, os gestores enfrentam problemas como o aumento de despesas desnecessárias pelo excesso de retrabalho, a falta de segurança e de organização no armazenamento das informações. Ao automatizar o trâmite da documentação, os gestores têm mais controle sobre cada etapa, o que otimiza o trabalho de toda a equipe.
Automatização do fluxo de trabalho
Para viabilizar os negócios em mercados cada vez mais competitivos, as companhias precisam otimizar processos de forma contínua, identificar gargalos na produção e utilizar recursos de forma inteligente.
A automatização do fluxo de trabalho é um componente que não pode faltar neste processo. Um worflow bem estruturado é o espelho de todos os processos internos e externos da empresa.
O objetivo da automatização é dar agilidade às rotinas empresariais, reduzir ou até mesmo eliminar atividades supérfluas. Ao automatizar a gestão por meio de softwares, é possível reduzir consideravelmente os trabalhos manuais.
Melhoria no processo de comunicação
No setor de engenharia, a troca de informações está atrelada a documentação gerada em cada fase. Gerenciar esses dados de forma eficaz é um grande passo para ter sucesso no processo de comunicação.
Em estudos realizados pelo Project Management Institute, os pesquisadores constataram que, quando o assunto é comunicação, os principais desafios enfrentados pelos gerentes de projetos são:
• Conectar todas as partes interessadas – os stakeholders.
• Articular a comunicação entre todos os membros da equipe.
• Gerenciar mudanças constantes ao longo do projeto.
Redução de custos e erros
Processos de melhoria contínua visam reduzir os gargalos das operações. Uma das formas mais eficientes de diminuir a margem de erros durante o projeto é reduzir trabalhos manuais. Ao notificar o andamento das próximas atividades de forma automática por meio de um software GED, é possível fazer uma previsão de quais processos estão atrasados e do tempo gasto em cada etapa.
Com o histórico das atividades, os gestores têm informações para analisar e otimizar o trabalho nas etapas posteriores. A avaliação dos processos de revisão, análise e emissão de documentos vai trazer informações de suma importância ao gestor. Será possível saber, por exemplo, quais parcerias funcionaram e quais empresas contratadas têm o melhor desempenho. Internamente, será possível identificar quais setores da empresa apresentam os melhores resultados.
[…] De acordo com o gerente de engenharia e fornecimento da empresa Dagobert Brandes Junior, o fornecimento de equipamentos de outros países com preços mais competitivos reduz de forma significativa os custos das operações, mas torna ainda mais importante a adoção de ferramentas de gestão e controle da documentação. […]