A atual equipe econômica do governo federal tem apontado novos rumos para o financiamento de projetos de infraestrutura no País. Se há alguns anos os projetos de engenharia estavam em plena expansão, o cenário agora é outro. Os subsídios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dão lugar a investimentos do setor privado. O presidente da instituição Luciano Coutinho já expressa o receio de que o número de projetos no setor de engenharia está aquém do esperado. O setor civil e elétrico estão entre os que mais sentem a crise.
Seja em tempos de crescimento do setor , seja em momentos de escassez de recursos, para alcançar os resultados previstos no planejamento inicial é necessário implementar uma gestão que garanta a sustentabilidade do projeto.
Como atingir as metas do seu projeto de engenharia
1. Garanta um bom relacionamento entre fornecedores e gerenciadora
Cumprir prazos, manter os custos estimados inicialmente e entregar um escopo de acordo com as necessidades do cliente são três desafios que estão sempre na pauta dos gestores de projetos. Um dos pilares necessários para alcançar essas metas é garantir uma atuação eficiente da gerenciadora.
Comumente chamada de “os olhos do cliente”, trata-se de um papel fiscalizador importante. É a ligação entre cliente e as empresas contratadas para executar a obra. A orientação é de que esse trabalho inicie logo nas etapas iniciais do projeto. Assim é possível alinhar o trabalho da gerenciadora com os processos de gestão e os objetivos do cliente.
Além de ter uma grande responsabilidade no resultado final do empreendimento, a gerenciadora terá o contato direto com fornecedores. São atividades que demandam um grau bastante elevado de responsabilidade. Por isso, conferir as credenciais da empresa, a capacitação de seus profissionais e a experiência na área é fundamental para garantir o sucesso do empreendimento.
2. Combine conhecimentos técnicos e gerenciais
Quando o assunto é gestão em projetos de engenharia há sempre um ponto que gera questionamentos. Afinal, o que é mais importante: conhecimento técnico ou experiência na área administrativa? A resposta é a combinação das duas áreas.
Não há como fugir da premissa de que a engenharia é uma área técnica. Os profissionais envolvidos no projeto precisam dominar uma série de conhecimentos específicos para poder orientar e/ou questionar o andamento da obra.
Mas apenas conhecimento técnico não é suficiente. Não é por acaso que a procura por cursos de gestão e MBA tem crescido substancialmente nas últimas décadas. Conciliar conhecimentos específicos e o entendimento referentes às demandas administrativas traz mais eficiência e uma melhoria nos resultados.
3. Adote uma forma eficaz de gerenciar os documentos
Planejar desde o início a gestão de toda documentação que será gerada durante o empreendimento garante que o fluxo de informações ocorra de uma forma dinâmica e sustentável. Em contrapartida, os problemas causados pelo descuido nessa área são proporcionais à dimensão do projeto.
Fique atento para algumas práticas que podem criar diversos problemas, como o uso de planilhas. Elas até podem funcionar em projetos de pequeno porte, mas ainda assim geram complicações, como a impossibilidade de verificar o status do documento.
Outra questão que pode impactar o projeto é o possível vazamento de informações pertinentes que deveriam ser sigilosas ou restritas a poucas pessoas. A planilha não permite controlar quais dados não podem ser acessados. Uma forma bastante eficaz de solucionar problemas referentes à comunicação e à troca de dados entre os agentes envolvidos no projeto é utilizar softwares de gestão de documentos. A ferramenta permite analisar as informações de forma segura e eficiente.
4. Crie métricas para mensurar a produtividade da sua equipe
Uma das incumbências do gerente de projetos é garantir que cada profissional esteja cumprindo todas as atividades referentes à sua função dentro do prazo. Para delegar atividades, além de conhecer a capacidade técnica dos colaboradores, é preciso analisar com a devida periodicidade os indicadores que revelam o nível de excelência do que é produzido em cada área.
Ao criar mecanismos para ter acesso a esses dados, o gestor tem as ferramentas necessárias para antecipar um cenário de crise ou apontar as mudanças que julgar necessárias.
[…] trabalhar com recursos disponíveis sem exceder o budget – requisitos básicos de uma boa gestão em projetos de engenharia. Os gerentes de projetos de engenharia de alta complexidade têm a dimensão do desafio que é […]
[…] trabalhar com recursos disponíveis sem exceder o budget – requisitos básicos de uma boa gestão em projetos de engenharia. Os gerentes de projetos de engenharia de alta complexidade têm a dimensão do desafio que é […]