Grande parte dos gestores associa o termo transparência à ética e à governança corporativa. O que muitos não imaginam é que este fator também tem uma influência direta na atuação da equipe e, consequentemente, no resultado do projeto.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Tiny Pulse, ambientes de trabalho transparentes ajudam a manter os colaboradores engajados e a aumentar a motivação da equipe. No estudo “7 Vital Trends Disrupting Today´s Workplace”, a transparência aparece como fator número um quando o assunto é a felicidade dos colaboradores.
Por que adotar uma gestão transparente?
A transparência é um dos princípios da governança corporativa. Na prática, uma gestão transparente significa que as decisões e os processos devem se dar de maneira clara e bem definida para os públicos com os quais a organização se relaciona – os chamados stakeholders.
Em empreendimentos de grande porte, essa política tem um reflexo direto no resultado. Basta pensar na complexidade dos grandes projetos de engenharia. Como diversos escritórios fisicamente distantes trabalham em parceria, é essencial estabelecer uma relação de confiança entre todos os atores envolvidos neste processo.
Em artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, a presidente do conselho de administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) Sandra Guerra define que o principal entrave à governança em empresas brasileiras ainda é a cultura das organizações. Segundo ela, algumas práticas “não tão republicanas” trazem lucro mais rapidamente, mas prejudicam a imagem da empresa no longo prazo.
A relação entre transparência e o ciclo de vida do seu projeto de engenharia
Melhora na capacidade de resposta, menor número de atrasos, redução de custos. Esses são apenas alguns dos aspectos que o aumento da transparência corporativa traz ao clico de vida de um projeto. Mas para alcançar tais resultados, a companhia precisa aderir a mecanismos de gestão eficientes. A seguir, apontamos três caminhos para adotar uma gestão transparente em projetos de engenharia.
1. Crie um ambiente colaborativo
A procura por profissionais que atuem de forma proativa diante das adversidades e sejam criativos ao propor novas soluções é cada vez maior. Foi justamente para atrair e manter pessoas com este perfil na companhia que a empresa norte-americana Cisco, fabricante de produtos de telecomunicações, criou o que eles chamam de uma rede interna de colaboração.
A experiência da empresa foi descrita no livro “The Collaboration Imperative: Executive Strategies for Unlockin Your Organization’s True Potential”. A publicação é voltada aos gestores que buscam dinamizar suas organizações.
Os autores Ron Ricci e Carl Wiese apontam quatro passos para alcançar o chamado ambiente colaborativo. Um deles é a transparência. Segundo os autores, uma empresa transparente precisa estar disposta a responder três questões:
• Quem decidiu?
• Quem é o responsável pelas consequências dessa decisão?
• Essas consequências são reais?
Segundo eles, deixar os colaboradores a par das decisões, além de motivá-los, é uma forma de fazer com que eles advoguem pela empresa. Mas para chegar a esse nível, a companhia precisa de ferramentas capazes de fornecer dados estratégicos para a tomada de decisão.
De acordo com os autores, só é possível construir um ambiente de trabalho produtivo dando poder aos seus funcionários. E isso só é possível por meio de informações consistentes.
2. Tenha a disposição dados sólidos
Em projetos de grande porte, disponibilizar softwares de gestão que permitam um acesso rápido a informações estratégicas é um pré-requisito fundamental para o sucesso do empreendimento. Além de auxiliar na análise do desempenho da equipe, esse tipo de ferramenta dinamiza o processo de comunicação.
O cofundador e gestor da empresa Funding Circle Sam Hodges defende que as empresas devem expor tanto os resultados positivos quanto as quedas na produtividade. Segundo ele, a transparência corporativa está associada à capacidade de tomar decisões baseadas em dados técnicos relevantes. Ele também enfatiza que este processo não deve ser manipulado pelos gestores.
No artigo “4 formas de introduzir e promover a transparência no ambiente de trabalho”, Hodges define que um ambiente de trabalho transparente é um local no qual conhecimento e ideias fluem em todas as direções. Dessa forma, todos os envolvidos têm a disposição os dados necessários para perceberem que realmente estão contribuindo para o sucesso do empreendimento e, dessa forma, sentirem que estão fazendo melhor o próprio trabalho.
3. Compartilhe as informações com os colaboradores
O empresário e especialista em gestão Carlos Alberto Júlio é enfático ao afirmar que a ausência de transparência nas corporações está muito mais associada à falta de capacidade em construir um sistema de comunicação eficiente sobre as atividades do que com o intuito de enganar os stakeholders.
A comunicação é justamente um dos fatores menos priorizados em projetos de engenharia. Os profissionais da área tendem, de forma equivocada, a enxergar o setor como um custo, não como um investimento. Além de tornar possível que cada membro da equipe faça escolhas mais acertadas, a adoção de ferramentas que melhorem a troca de dados também ajuda a construir a confiança de que os gestores estão indo na direção certa. Além disso, também é possível apresentar feedbacks assertivos e identificar quais setores demandam mais atenção.
[…] Depois que a crise já estiver instalada, a primeira reação dos gerentes de projetos é querer conter a situação o mais rápido possível. É por meio de informações precisas que será possível identificar as causas reais da atual situação e suas ramificações. Em seguida, é preciso agir de forma rápida e decisiva. É imprescindível comunicar corretamente a equipe de forma ética. […]
[…] que a comunicação funcione de forma efetiva, todos os envolvidos no projeto devem participar desse processo. Trabalhar a comunicação como um esforço em grupo significa manter todas as partes interessadas […]
[…] Depois que a crise já estiver instalada, a primeira reação dos gerentes de projetos é querer conter a situação o mais rápido possível. É por meio de informações precisas que será possível identificar as causas reais da atual situação e suas ramificações. Em seguida, é preciso agir de forma rápida e decisiva. É imprescindível comunicar corretamente a equipe e de forma ética. […]